Writingadvertising's Blog

novembro 5, 2009

Reputação de marca

Filed under: Uncategorized — by writingadvertising @ 19:44

Como disse no post da semana passada, hoje em dia estamos vivenciando a “Era da exposição”, onde tudo torna-se publicado e conhecido por todos. Nesta era, há uma interação muito grande entre emissor e receptor e muitas vezes uma confusão nos papéis de cada um, que não são mais bem definidos como antigamente. O receptor, além de receber a mensagem, pode dar sua opinião a respeito da mesma, tornando-se neste momento um emissor. Baseada no texto “Como anda a reputação da sua marca?”, do professor Eric Eroi Messa, cheguei à conclusão de que a nossa sociedade está sendo afetada pela evolução dos meios digitais e por isso, cada vez mais é afetada pelos mesmos. Há mais de dez anos surgiram as primeiras comunidades virtuais que calculavam o índice de relevância do conteúdo ou de reputação dos participantes daquelas comunidades. Hoje, tal índice está inserido em quase todas as redes sociais. Um outro modo de calcular a relevância, sem ser nas redes sociais é verificar o volume de citações registradas em alguma pesquisa no Google. Muitas empresas estão utilizando softwares para coletar informações registradas na internet e separar comentários negativos de positivos sobre certo assunto, gerando assim, o índice de reputação. Por um lado, tal índice pode ser visto como algo positivo, pois facilita a decisão do receptor ao comprar um produto ou serviço, mas por outro lado, pode ser visto como negativo, pois cada um fala o que quer e o que pensa sobre certa empresa, marca ou produto, não havendo limites para o que será propagado. Com certeza, esse índice de reputação é e continuará sendo um fator bastante influente na imagem da marca de uma empresa ou de um produto, positivamente ou negativamente. A tendência é que passem a existir diferentes ações de comunicação que envolvam a participação do consumidor e que estimulem-o a registrar na internet suas opiniões. Tudo o que está na internet tornou-se público e de todos, até  mesmo nós, simples integrantes de uma sociedade sem escapatórias.

Anúncios

Deixe um comentário »

Nenhum comentário ainda.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: